Diapasão


O Diapasão possui uma frequência de vibração de 440 Hertz (vibrações por segundo), e corresponde à nota Lá, que deve ser o som da Quinta corda solta.


Diapasão - Característica de um som determinada pela freqüência de vibração das ondas sonoras. Os sons agudos têm frequências mais altas do que os sons graves. Quando um violonista afina seu instrumento, ajusta cada corda de maneira que vibrem um certo número de vezes por segundo. Na realidade, a maioria dos sons que ouvimos é uma mistura de várias frequências. Os sons produzidos por um instrumento musical, um apito ou uma sirene têm várias frequências ao mesmo tempo. A freqüência mais baixa, chamada fundamental, é considerada a freqüência da nota musical. A fundamental é produzida pela vibração do objeto de acordo com o comprimento, massa ou outras características físicas. As frequências mais altas, chamadas harmônicas, são produzidas por vibrações secundárias desse corpo. As frequências harmônicas são múltiplos inteiros da freqüência fundamental.

Instrumento metálico em forma de forquilha, que serve para afinar instrumentos e vozes através da vibração de um som musical de determinada altura. Foi inventado por John Shore, trompetista de Georg Friedrich Handel. A forquilha é afinada em uma determinada freqüência (atualmente o mais usual é o Lá de 440 Hz). Ao ser golpeado contra uma superfície, as duas extremidades da forquilha do diapasão vibram produzindo a nota que será utilizada para afinar o instrumento musical. Em geral, é necessário encostar a outra extremidade do diapasão na caixa de ressonância do instrumento para amplificar seu som e permitir que seja ouvido à distância. O mesmo efeito pode ser conseguido se a extremidade do diapasão for encostada na caixa craniana próximo à orelha. Com as mesmas finalidades, existe também o diapasão de sopro, normalmente utilizado para afinar guitarras e outros instrumentos de cordas. Esses diapasões são como pequenas gaitas, que têm uma palheta afinada para a altura de cada corda do instrumento a afinar.

Existem alguns aparelhos eletrônicos hoje em dia que indicam a freqüência de um determinado som e avisam se o som está grave ou agudo em relação ao pré-determinado. São os afinadores eletrônicos, que podem facilitar um pouco a vida do músico. Mas nem sempre estamos com eles.

Nenhum comentário